Instituto Pensar - ?DM?, ?TBT?, ?cringe?: entenda o que significa as gírias das redes sociais

?DM?, ?TBT?, ?cringe?: entenda o que significa as gírias das redes sociais

O Socialismo Criativo recompila diversos termos e gírias usandos nas redes sociais e explica as novas tendências do internetês (Imagem: Reprodução/Socialismo Criativo)

Com a popularidade das redes sociais como meio de comunicação, novas maneiras de se manter em contato com amigos e familiares se estabeleceram. Contudo, em plataformas como Instagram, Twitter e TikTok, não é incomum encontrar termos e gírias exclusivas dos ambientes virtuais.

"DM?, "POV?, #FY, são gírias e expressões que fazem parte do vocabulário dos usuários das redes sociais, mas você sabe o que significam? Na Retrospectiva do Socialismo Criativo, relembramos os termos e produzimos um glossário para você não ficar pedido diante de tantas palavras novas. Confira abaixo a seleção feita pra o Twitter, Tik Tok e Instagram:

Dialeto do Twitter

"DM? e "Retweet? no Twitter são termos que se referem às funções de mensagem direta e compartilhamento de posts, respectivamente, na rede social. O microblog possui um vasto dicionário informal, que ganha novas expressões constantemente. Além de termos relacionados a recursos da plataforma, usuários assíduos do Twitter costumam empregar gírias como "serviu tudo?, "sem or? e "perdi tudo?, que costumam confundir pessoas que não usam a rede social com frequência.

Outras expressões estão em alta no aplicativo disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Palavras como "gatilho? e "cringe?, que esteve em destaque inclusive fora da rede social, continuam em ascensão, assim como o termo "POV?, que faz sucesso também no TikTok. Para te ajudar a decifrar o vocabulário do Twitter, o TechTudo lista, a seguir, nove expressões usadas na rede social e seus significados.

1. DM

DM é a sigla para "Direct Message?, ou "Mensagem Diretas?, em português. Quando alguém fala que enviou uma DM, quer dizer que mandou um recado no chat interno do Twitter ? neste ambiente, os textos são privados, restritos ao remetente e ao destinatário da conversa. Para acessar as DMs, basta clicar no ícone de envelope, localizado no menu lateral da versão para computador, ou na barra inferior dos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).

2. Retweet

Retweet é a forma de compartilhar os tuítes de outras pessoas no seu perfil. Também chamados de "RT?, os retuítes são usados para divulgar mensagens publicadas por outros perfis, compartilhando o conteúdo com os seus seguidores. É possível fazer comentários ou apenas replicar o post de forma limpa, sem interferências. Os seguidores são avisados sobre quem é o autor da publicação e quem retuitou.

No início do Twitter, a função nativa não existia. Era necessário copiar manualmente o texto desejado e criar um novo post, adicionando o termo "RT? para indicar que aquela era uma réplica de conteúdo. Tempos depois, a plataforma adotou a prática dos usuários de forma oficial e, atualmente, basta tocar no ícone de setas circulares existente nos posts para compartilhar uma publicação.

3. Serviu tudo

"Serviu tudo? significa que a pessoa mandou bem naquela publicação e opinou corretamente sobre determinado assunto, ou que está deslumbrante em uma foto, por exemplo. O termo pode ser usado de maneira ampla, mas sempre para elogiar alguém que agiu corretamente ou registrou um bom momento no tuíte. Um sinônimo para a expressão "serviu tudo?, também bastante utilizado no Twitter, é a gíria "entregou tudo?.

Segundo alguns usuários, o conteúdo vem do vocabulário LGBT norte-americano, que usava o termo para se referir, especialmente, a pessoas com roupas bonitas. A expressão também ganhou força ao ser bastante utilizada no reality "RuPaul?s Drag Race?, no qual tinha a mesma finalidade. A partir de então, o termo se difundiu e chegou ao Brasil neste formato, sendo usado para qualquer assunto.

4. Cringe

O termo "cringe? fez sucesso no primeiro semestre de 2021 e faz referência a algo ultrapassado, considerado vergonhoso por não se adequar aos hábitos dos atuais. A expressão é usada com frequência pelo público mais jovem, conhecido como "Geração Z?, para criticar costumes das gerações passadas, como a dos "Milennials?. Falar gírias antigas, idolatrar séries dos anos 90 ou gostar de filmes clássicos, por exemplo, pode tornar o indivíduo "cringe? para algumas pessoas.

5. Gatilho

No Twitter, um gatilho é um estímulo despertado na mente do usuário por alguma publicação que ele viu na timeline. Desta forma, fotos, textos ou vídeos que façam o indivíduo lembrar de uma situação específica e possam lhe deixar "abalado? são considerados gatilhos nas redes. O assunto pode ter relação com a vida pessoal do usuário ou estar ligado ao convívio social, envolvendo esportes, política, celebridades, entre outros temas.

Para citar um exemplo, ver publicações de casais de namorados em situações românticas pode despertar um "gatilho? em pessoas solteiras em busca de um romance. Geralmente, o acionamento do gatilho acontece apenas no sentido figurado. As publicações contêm certo exagero e costumam carregar um um tom de humor.

6. Perdi tudo

Quando alguém diz que "perdeu tudo? é porque achou a publicação extremamente impactante, a ponto de perder todo o controle da situação naquele momento. A expressão também é bastante usada em respostas a posts de humor ou em retuítes de fotos polêmicas nas redes, acompanhada de caracteres de risada.

7. Assim de saúde

O termo não tem relação direta com o estado de saúde da pessoa, mas diz respeito ao seu estado de espírito em relação a algo visto no Twitter. A gíria é usada quando o indivíduo concorda com alguma publicação e afirma que está se sentindo do mesmo jeito que outra pessoa, ou pensa a mesma coisa em relação ao que foi exposto.

8. POV

Originalmente, a sigla POV significa "Point Of View?, ou seja, "Ponto de Vista?, em português. Dito isto, a sigla deveria ser utilizada em publicações nas quais as pessoas pudessem revelar a sua perspectiva sobre determinado assunto, assim como acontece no TikTok, onde a expressão também é bastante famosa e usada em correntes de vídeos.

No Twitter, porém, o termo POV é usado de formas variadas, relacionadas a memes ou publicações com fotos engraçadas, muitas vezes sem estabelecer ligação com a definição original da expressão, e não há um consenso sobre sua utilização.

9. Sem or

"Sem or? é uma maneira informal de falar a palavra "Senhor? nas redes sociais, relacionada a Deus. O termo, no entanto, não tem conotação religiosa, e sim irônica, já que a expressão é usada em casos nos quais o usuário visualiza uma publicação e fica incrédulo com seu conteúdo.

Gírias do Tik Tok

A maioria das gírias do Tik Tok são siglas de termos em inglês e podem confundir muita gente. Confira a seguir as expressões mais conhecidas do aplicativo.

1. Mutual

Mutual (ou moot) é uma forma de chamar as pessoas que te seguem de volta no Tik Tok.

2. FY

A gíria FY se refere à página "For you? (para você em português) do Tik Tok. O feed costuma a exibir posts em alta na rede social, então Tik Tokers usam a hashtag e suas variações (#FYP, #ForYou) na esperança de aparecer na página.

3. IB

IB é a abreviação para "inspired by? (em português, inspirado em) e é usado no Tik Tok para atribuir créditos. Por exemplo, caso você reproduza a dança de outro Tik Toker num post, você pode inserir o @ dele, seguido de IB na legenda.

4. DC

DC é outra forma de atribuir créditos no Tik Tok. Só que, diferente do IB, DC só pode ser usado em posts de coreografias, já que a sigla significa "dance credits? (créditos da dança em português).

5. POV

POV é a sigla de "point of view? (ponto de vista) . A gíria aparece em posts imersivos em que os usuário que assiste o Tik Tok é considerado o protagonista do vídeo

6. Trend

Trend se refere às modinhas do Tik Tok. Uma hashtag em alta ou um desafio popular podem ser chamados de trend.

Palavras do Instagram

O Socialismo Criativo decifrou o significados das gírias mais conhecidas do Instagram. Confira abaixo:

1. DM

Abreviação de "Direct Message?, o termo significa mensagem no chat privado.

2. Stalkear

"Stalkear? é o aportuguesamento do termo "to stalk?, que, em inglês, significa perseguir. No Instagram a expressão é usada como sinônimo de entrar no perfil de alguém e conferir tudo do perfil da pessoa.

3. Close Friends

"Close Friends? ou "amigos próximos? é um recurso que permite publicar stories apenas para seguidores selecionados.

4. #tbt

A hashtag #tbt deriva da expressão em inglês "ThrowBack Thursday?, algo como "quinta-feira de voltar ao passado?. a ideia é essa mesmo: resgatar memórias com fotos ou vídeos antigos.

5. @

O arroba é um caractere usado nas redes para marcar um usuário em fotos, mencioná-lo em comentários e stories. O termo também é usado em contexto de flerte. ? O @ curtiu minha foto?.

6. CTA

"CTA? significa "Call to action? e consiste em uma ferramenta bastante explorada em estratégias de marketing. No Intagram, a utilização do termo costuma a estar relacionada a um conjunto de táticas para convidar o usuário a interagir, aumentando o engajamento da postagem.

7. #SDV

Outra hashtag recorrente em posts é a #SDV, que significa "sigo de volta?. O significado é literal e indica que as pessoas vai seguir todos os perfis que interagiram de volta.

8. 1K

Nas redes sociais, as letras que acompanham os números serve para abreviar dígitos e represrntam aquabtudade de seguidores, comentários e curtidas. "K? equivale a mil. Logo, alguém que tem 2K de seguidores tem 2 mil fãs.

Com informações do TechTudo e Olhar Digital



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: